terça-feira, 30 de setembro de 2008

sobre a vertigem dos olhos

Sou recém nascida neste teatro, ainda que tenha começado a me embrenhar nele há mais de três anos, em contatos mensais com o Zé para as gravações do Canal Brasil. E então em Os Bandidos fui absorvida, de forma absolutamente amorosa, num fluxo natural e bonito demais.

Existe entre os atores e eu, ainda que eles provavemente não saibam, uma ligação que me enche de sensações vertiginosas. Ser câmera é o modo que encontrei para investigar e revelar o outro. Tocar com os olhos e fazer com que o espectador perceba a beleza através da minha retina, da minha lente e principalmente de todo o amor que sinto por tudo o que eu vejo. Assim Os Bandidos está sendo um presente, por esta conexão profunda com cada ator para quem eu aponto a câmera, o brilho de todos em cena, a violência e a doçura do ardor de cada um. Tenho me emocionado em todas as apresentações - e eu já desaguei tanto que daria pra lavar o corpo de todo o elenco. Esta semana preciso silenciar um pouco e digerir; fui arrebatada e levada a lugares que nem sei dizer. Elaine disse que acha que eu ainda vou explodir em cena. Talvez. O desafio agora é transformar isso em concentração, mais e mais e mais.

5 comentários:

franklin albuquerque disse...

porque voce não faz uns filminhos com tudo isso ai para dividir com a gente em imagens ??????...

Anônimo disse...

uns filmes com as imagens da peça? ou com o processo?

tem bastante coisa gravada, a gente só pre precisamos de tempo pra editar!

você já viu a peça?

franklin albuquerque disse...

a coisa tem que ser mais alem do que simplesmente imagens da peça ou o processo, eu falo de filminhos da sua percepção dentro do que voce falou no blog, é alguma coisa que deve estar dentro das entrelinhas que só voce deve saber, algo mais pessoal...
ainda não vi a peça pois no momento estou em salvador trabalhando, assim que voltar para sampa vou ver...
bjs

Anônimo disse...

o que a Cassandra escreveu demonstra exatamente como eu me senti após assistir a peça em Porto Alegre. Fiquei eufórica e uma certa curiosidade me despertou. Se isso aconteceu comigo que estou de fora, só imagino o que acontece com ela.
Achei muito interessante a proposta dos vídeos, pois a curiosidade sobre como se dá o processo dos atores é muito intrigante e, posso dizer que quase obsessivo para mim.
Seria legal também saber qual a proposta do figurino, e como o ator trabalha com essa questão.

Cassandra Mello disse...

bacana. vou ruminar em alguma coisa pra fazer. em processo. aguardem!

 
visitas