terça-feira, 14 de outubro de 2008

EXU É DE DUAS CABEÇAS


EXU é um orixá de múltiplos e contraditórios aspectos, o que torna difícil defini-los de maneira coerente. De caráter irascível, ele gosta de suscitar dissensões e disputas, de provocar calamidades públicas e privadas. É astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionarios, assustados com essas caracteístivas, compararam-no ao Diabo, dele fazendo o simbolo de tudo o que é maldade, perversidade, abjeção, ódio, em oposição a bondade, pureza, elevação e ao amor de Deus.

Entretanto, Exu possui seu lado bom e, se ele é tratado com consideração, reage favoravelmente, mostrando-se serviçal e prestativo. Se, pelo contrário, as pessoas se esquecerem de oferecer sacrificios e oferendas, podem esperar todas as catastrofes. Exu revela-se, talvez, desta maneira, o mais humano dos orixás - nem completamente mau, nem completamente bom.

Exu é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. É também ele que serve de intermediário entre os homens e os deuses. Por esta razão é que nada se faz sem ele e sem que as oferendas lhe sejam feitas, antes de qualquer orixá, para neutralizar suas tendências a provocar mal-entendidos entre os seres humanos e em suas relações com os deuses e até mesmo entre os deuses em si.


ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger

Um comentário:

Anônimo disse...

Exu é de duas cabeças e sei lá mais oque, paga só pra ver.
E rrererererere!
Salve DEUS e nosso bom estomago cósmico a antropofagizar...

 
visitas